• Notícia

Educação Ambiental Municipal - Planejamento
Publicado em: 09/04/2018 ás 08:30:00 Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

No dia 06 de abril de 2018, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Cotriguaçu, iniciaram-se os planejamentos da Educação Ambiental Municipal de Cotriguaçu, e com base na Lei 970/2017, que institui a Semana Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu, que define que o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) realizará com apoio de entidades governamentais e não governamentais ações de Educação Ambiental em Cotriguaçu. Nesta ocasião, estiveram presentes os representantes do Pacto das Águas, e do CMMA (Fazenda São Nicolau - ONF/Brasil e o Instituto Centro de Vida, Secretarias Agricultura e Meio Ambiente).

Essa primeira reunião, partiu de discussão iniciada no próprio Conselho em abril/2018 para a criação do grupo de trabalho de Educação Ambiental, e que diante disto, já está prevista a inclusão do Ministério Público Estadual – MPE, através do Projeto Reflorestamento Afirmativo em desenvolvimento com parceria desta Prefeitura de Cotriguaçu.  Ademais outros parceiros serão oficializados para a garantia de convergir todas as ações com direções aos mesmos objetivos, de educar ambientalmente com vistas a garantia de um presente com qualidade de vida respeitando a natureza e conservação para o futuro.

As prevenções de queimadas ilegais foram um dos temas prioritários escolhidos e discutidos a serem tratados na Semana Municipal de Meio Ambiente, e que serão temas das programações a serem planejadas. Outro destaque, é a meta estabelecida de elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental que definirá as estratégias da EA em Cotriguaçu.

Para a Semana Municipal de Meio Ambiente, a ideia é torná-la atrativa aos públicos rural e urbano, com atividades que irão envolver as escolas municipais e estaduais, através de Concursos de redação, poesia, fotografia, e outros, nas temáticas ambientais escolhidas para diferentes faixa etária, com premiações a definir.