• |
  • Notícia

• |
Indígenas da etnia Rickbakta reunem-se com Prefeito e registram demandas prioritárias em Cotriguaçu-MT
Indígenas da etnia Rickbakta
Publicado em: 09/05/2018 ás 18:25:00 Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Representantes da FUNAI e membros da Associação Indigena Babaçuzal (abanatsa) - AIABA, em conversa oficial, em busca de parcerias que possam ser traçadas com a Prefeitura Municipal de Cotriguaçu. Dentre as solicitações elencadas: Ponto de apoio em Cotriguaçu; Reabertura das estradas que constam no Plano de Gestão Indígenas; e Educação Escolar.

O Gestor Municipal explicou sobre a presença de um Fundo Indígena que já por mais de 5 anos não foi utilizado embora estivesse sempre disponível referente a saúde e que é específico, e que deverá ser aplicado em breve. Destacou que poderá haver mais assistência de deslocamento de profissionais para acompanhar a saúde indígena. E informou que utilizará o recurso específico existente disponível para eles. A ideia é trazer soluções estruturais possíveis a nível de ações.

O Prefeito explicou referente a natureza do ICMS ecológico. Esclareceu sobre a garantia de recursos do INCRA para a melhoria da ligação da estrada e solicitou o Plano de Gestão de estradas, referentes as vias de acesso, para levar para União e outros com a finalidade de articular programas norteadores. Afirmou sobre visita técnica referente a melhoria da educação indígena.

Raimundo Iamany, membro da associação AIABA, enfatizou não somente o apoio da Prefeitura, mas também da FUNAI junto aos indígenas Rickbakta. E Cavalcante da FUNAI,  destacou o importante espaço ocupado pelos indigenas no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu, que abre as portas para a soluções não somente ambientais, mas nas áreas econômica e social da aldeia.