• |
  • Notícia

  • |
  • Prefeitura de Cotriguaçu realiza Semana Municipal de Meio Ambiente através do Conselho Municipal junto com Parceiros
Prefeitura de Cotriguaçu realiza Semana Municipal de Meio Ambiente através do Conselho Municipal junto com Parceiros
Publicado em: 11/06/2018 ás 15:25:00 Fonte: Secretaria de Meio Ambiente

Quem declarou que 5 de junho seria o dia do meio ambiente foi a ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 15/12/1972, por causa da Conferência de Estocolmo, que aconteceu na Suécia, e foi um dia marcante onde vários países se reuniram para decidir lutar a favor da conservação do ecossistema de todo o planeta.

Em Cotriguaçu, o Conselho Municipal de Meio Ambiente que reúne entidades importantes na construção de ações de educação ambiental tanto do governo municipal (Sec. De Educação, Sec. De Agricultura, Sec. Saúde, Câmara Municipal) como associações, sindicatos bem como parceiros importante tais como ICV, ONF Brasil, e ainda colaboraram para a realização desta Semana de Meio Ambiente o Pacto das Águas, Empaer-MT, Prev-Fogo (IBAMA) e a Pestalozzi.

Em reunião inicial de abertura da Semana no dia 05/06/18, o “Cotiarapa”, como é conhecido o Prefeito Municipal, destacou que o município de Cotriguaçu não necessita de fanatismo ambiental e sim de atos simples e verdadeiros no dia a dia, para que o meio ambiente não seja prejudicado.

A semana envolveu conscientização simultânea nas escolas municipais e estaduais, bem como em comunidades rurais, visitas em APPs rurais e públicas e encerrou-se com evento noturno na praça central, com exposição de produtos da agricultura familiar, apresentação cultural dos indígenas da etnia Rickbakta, apresentação ambiental de alunos das escolas municipais e estaduais e apresentações musicais.

No encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente em Cotriguaçu houve também a entrega do Diploma de Mérito de Proteção a Natureza, reconhecimento indicado em reunião do CMMA, ao Sr. Pedro Dantas Alves, por ter tido iniciativa própria desde 2007 prestado serviços junto a uma área de Preservação Permanente Pública de relevante importância, assim contribuído para a prevenção de invasões irregulares, além de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente do entorno.  Este ano, para a “I Semana Municipal de Meio Ambiente”, o CMMA definiu apenas 1 (um) indicado. 

                        

A presidente do Conselho de Meio Ambiente, a Eng.Florestal, Raquel Pereira da Silva,  destacou que a Semana atendeu aos objetivos de conscientização simultâneas onde todos puderam deixar sua mensagem e contribuição referente ao tema global deste ano “Não a poluição plástica” e principalmente ao tema “não a queimadas ilegais “que é um tema recorrente na região. E que o objetivo da Lei 970/2017 que cria oficialmente a Semana Municipal do Meio Ambiente em Cotriguaçu, é compactuar ações de atores ambientais que já realizam ou ainda querem realizar a Educação Ambiental no município e levar as comunidades da melhor forma possível, e que ficam como desafios a Criação do Plano Municipal de Educação Ambiental para gerir e melhor organizar o papel de todos nessa missão de conscientizar para o futuro. E finalizou agradecendo a todos os colaboradores que juntos fizeram a Semana Municipal de Meio Ambiente acontecer.

Notícias relacionadas