• |
  • Notícia

  • |
  • Prefeitura realiza nebulização em combate ao mosquito da Dengue
Prefeitura realiza nebulização em combate ao mosquito da Dengue
Publicado em: 01/12/2022 ás 12:05:00

A Administração Municipal de Cotriguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde concluiu, vem desenvolvendo ações contínuas na cidade, realizando nebulização, em combate ao mosquito da Dengue.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde,Elizete Skura, o objetivo desta ação é reduzir o número de mosquitos  Aedes aegytpi transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e Zika.
Elizete destaca que os trabalhos iniciaram no dia 29 de novembro, onde a equipe da Vigilância em Saúde atuou na realização de nebulização na Escola Municipal Santa Maria e Biblioteca Pública Municipal e Pequeno Cidadão.No dia 30 foi na Escola Pequeno Cidadão e Escola Benicio Tretel. Hoje dia 1º de dezembro, os trabalhos consistem na Escola Estadual Vargas Ochoa e Casa de Apoio Municipal.
Já amanhã, sexta feira, dia 02 dezembro, os trabalhos de nebulização será na  Unidade Básica de Saúde I e Unidade Básica de Saúde II, Secretaria de Saúde e Hospital Municipal.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde,Elizete Skura salientou ainda, que o cronograma de trabalhos seguem, no dia 05 de dezembro será na Unidade Básica de Saúde e na Escola 7 de Setembro no distrito de Ouro Verde dos Pioneiros(Agrovila). Dia 06 e 07 de dezembro é no distrito de Nova União, na  Escola Estadual André Maggi e na Escola Municipal  Aparecido Nery na Unidade Básica de Saúde e também nos bairros do distrito. 
No dia 07 de dezembro, o cronograma será na sede do município,  onde vamos promover o Mutirão,  com orientação e conscientização sobre dengue e caramujo para população em parceria com a Secretaria de Infraestrutura que estarão fazendo retirada de entulhos da cidade.Concluiu a coordenadora.
Por isso é de extrema importância que os munícipes mantenham quintais, terrenos e calçadas limpos e livres de objetos que possam vir a ser criadouros do mosquito.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são: febre alta (maior que 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo. Caso apresente um ou mais desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Combate ao mosquito
Para ajudar, nós te damos algumas dicas para juntos combatermos o mosquito!
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Notícias relacionadas