• |
  • Notícia

• |
Secretaria de Saúde de Cotriguaçu realiza trabalho de controle em potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti
Publicado em: 17/01/2023 ás 07:50:00

A Prefeitura de Cotriguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Vigilância Ambiental/Endemias, realizaram neste dia 16 de janeiro, o trabalho de Borrifação em pontos estratégicos do Município.

A Borrifação Residual é uma estratégia de controle de vetores, que consiste na pulverização de inseticida de efeito residual em pontos estratégicos, considerados potenciais para criadouros do mosquito Aedes Aegypti e Aesdes Alboctus, vetores de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya, entre outras.

No trabalho minucioso é verificado se existem larvas, bem como vetores, e verificada a necessidade da Borrifação. A ação é fundamental no controle dos vetores, eliminação de focos e posteriormente a eliminação do mosquito adulto com a Borrifação, um processo que faz com que o inseto ao pousar, entre em contato com o inseticida eliminando o mesmo.

O trabalho é realizado conforme planejamento da equipe de vigilância epidemiológico e vigilância ambiental.

É preciso a conscientização de toda população de que é necessário a ajuda de todos na eliminação dos focos e criadouros do mosquito. Faça sua parte eliminando os focos do mosquito em sua casa, diminuindo assim de forma significativa a proliferação.