• |
  • Notícia

  • |
  • Unidade Demonstrativa do Projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu é pleiteada como UD no projeto Rural Sustentável.
Unidade Demonstrativa do Projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu é pleiteada como UD no projeto Rural Sustentável.
Publicado em: 27/10/2018 ás 14:07:00 Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O Projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu que é financiado com recursos do BNDES/Fundo Amazônia, possui 3 componentes, e no III, que trata da recuperação e manejo de pastagens degradadas através da implementação do Programa de Boas Práticas da EMBRAPA  que envolve o manejo rotacionado do gado, trabalhou com 6 unidades demonstrativas localizadas em diferentes regiões do município de Cotriguaçu.

Uma dessas UDs do PSNR, a Propriedade da Sr. Margarete de Paula Oliveira, localizada no Assentamento PA Juruena, teve no dia 27 de Outubro de 2018, um dia interessante, onde no Dia De Campo, como UD pleiteada pelo projeto Rural Sustentável pode novamente demonstrar os resultados obtidos com as técnicas de manejo na propriedade, onde tiveram no decorrer do PSNR assistência técnica do Eng. Agrônomo e técnico agropecuário contratados pelo PSNR, além de incentivo com insumos para a implantação da Unidade Demonstrativa.

O projeto rural sustentável busca incentivar iniciativas, através da inscrição e demonstração de experiências de agricultores inclusive premiando por área realizada. Na oportunidade da apresentação da UD em dia de campo, a  Sr. Margarete declarou sobre o PSNR executado pela Prefeitura de Cotriguaçu o seguinte: “ antes eu ia na fundiária de madrugada, buscar as vacas que ficavam para traz procurando uma e outra, enquanto o marido ia tirando o leite na mão das primeiras, pois tirava o leite na mão, depois que entrou no Semeando Novos Rumos foi tão legal porque as vacas ficaram todas em um piquete e eu já ia lá e trazia todas para o curral e isso facilitou muito para mim, e hoje eu vejo, que não tenho mais essa coragem”

Nesta oportunidade, de dia de campo, a veterinária da Prefeitura, trouxe as experiências com assistência técnica em Cotriguaçu referente ao manejo das pastagens e cuidados necessários para obtermos os melhores resultados considerando as áreas já abertas e /ou consolidadas, resguardando assim a abertura de novas áreas. O dia de campo foi proveitoso pois contou com a presença de técnicos da região bem como de Sinop e Alta Floresta, e principalmente agricultores produtores de leite que puderam mais uma vez ouvir e ver a experiência da aplicação do “piqueteamento” para o melhor aproveitamento da propriedade, e que neste caso além de melhorar as condições de trabalho no dia a dia da agricultora apresentou ganhos econômicos de 35% com atividade leiteira. E por todas essa trajetória de ter sido comtemplada primeiro como UD de recuperação e manejo de pastagens pelo projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu que foi o “ponta pé inicial”, e por isto ser contemplada como também UD do projeto rural sustentável, também irá concorrer a uma premiação ofertada pelo mesmo projeto.

Notícias relacionadas