07 SET 2023
Cotriguaçu comemora 201 anos de independência do Brasil
Ato Cívico reuniu autoridades, alunos e comunidade em frente à Prefeitura Municipal
A Prefeitura Municipal de Cotriguaçu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta quinta-feira, 7 de setembro, um Ato Cívico em comemoração aos 201 anos da independência do Brasil. O evento  reuniu  o prefeito municipal Valdivino Mendes dos Santos, a presidente da Câmara, a vereadora Adriane Mari Loureiro Pestana, o representante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Cotriguaçu, SD Jean Renato, secretários municipais, servidores públicos, alunos, professores, pais e comunidade em frente à Prefeitura Municipal.
A cerimônia iniciou com a entrada das bandeiras do Brasil, do Estado de Mato Grosso e do Município de Cotriguaçu. Em seguida, foi realizado o hasteamento das bandeiras e executado o Hino Nacional Brasileiro.
O prefeito municipal, Valdivino Mendes dos Santos, fez uso da palavra para saudar a comunidade e destacar a importância da data. "Hoje, comemoramos 201 anos de independência do nosso país. É um momento de relembrarmos a nossa história e reafirmarmos nosso compromisso com a democracia e a liberdade", disse o prefeito.
A Fanfarra da Escola 7 de Setembro de Agrovila e a Fanfarra da Pestalozzi também se apresentaram durante o Ato Cívico. Em seguida, foram apresentadas as coreografias das Escolas Municipais e das Crianças do SCFV da Secretaria de Assistência Social.
A Escola Estadual Maria da Glória Vagas Ochoa prestou homenagem ao aluno José Gabriel, que teve sua vida interrompida no último dia 20 de agosto, vítima de um acidente de trânsito.
O Ato Cívico foi um momento de celebração e reflexão sobre a importância da independência do Brasil.
Josy Macedo, coordenadora do Departamento de Cultura, em nome da Prefeitura Municipal de Cotriguaçu e da Secretaria de Educação, agradece a todos que participaram do Ato Cívico em comemoração aos 201 anos da independência do Brasil.
Sobre a independência do Brasil
A independência do Brasil foi um processo histórico que culminou com a proclamação da independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. O Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal e passou a ser uma nação independente.
12/09/2023
Independência do Brasil