29 JAN 2024
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Alerta da Secretaria de Saúde de Cotriguaçu sobre os Cuidados com a COVID-19
O retorno preocupante da COVID-19 coloca 12 cidades do estado de Mato Grosso em alerta máximo. No decorrer deste mês de janeiro, após um surto na Bolívia, o estado registra um aumento significativo de 70% nas notificações de casos.
Os dados mais recentes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) revelam um aumento de 70,72% nos casos de COVID-19 em Mato Grosso, considerando que o mês ainda não chegou ao fim.
De acordo com o Painel COVID-19, atualizado diariamente pelas autoridades sanitárias, em dezembro de 2023 foram registrados 1.158 casos da doença. Entretanto, apenas até o dia 23 de janeiro, já foram registrados 1.977 casos.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Cotriguaçu destaca a importância de a população adotar medidas preventivas, tais como:
Uso de Máscara: Utilize máscara em ambientes fechados e durante aglomerações, pois é uma das principais medidas de prevenção contra a COVID-19.
Higienização das Mãos: Lave as mãos com água e sabão regularmente ou utilize álcool em gel, essencial para evitar a contaminação.
Distanciamento Social: Evite aglomerações e mantenha uma distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas.
Vacinação: A vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra a COVID-19. Todas as pessoas acima de 12  anos devem receber a dose de reforço.
A Secretaria Municipal de Saúde também orienta a população a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. A colaboração de todos é crucial para conter a propagação do vírus e preservar a saúde da comunidade.