A Agência Municipal de Trânsito de Cotriguaçu iniciou nesta terça-feira, 12 de agosto, os trabalhos de coleta de imagem para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e primeira habilitação.
O processo inclui a captura de foto, assinatura e biometria, além de outras etapas, como pagamento de taxas e realização de exames, dependendo da categoria da CNH.
Segundo Claudino Bonavigo, da Agência Municipal de Trânsito, o serviço é resultado de um curso de capacitação realizado no DETRAN Sede, que possibilitou trazer para o município o equipamento necessário.
“O primeiro passo é o candidato comparecer à agência com o RG ou a CNH atualizada. Nós abrimos o RENACH e geramos a taxa. Depois, vamos para a sala fazer a coleta de imagem, assinatura digital e biometria. Após essa etapa, o candidato realiza o pagamento, faz o exame médico de aptidão física e mental e, cerca de cinco dias depois, já terá a CNH digital disponível no aplicativo”, explicou.
O novo equipamento também será utilizado para aplicação das provas teóricas aos candidatos à primeira habilitação.
“Temos dois computadores para aplicação da prova. O candidato estuda o material, recebe uma orientação antes de iniciar, insere o CPF e começa o teste, que dura 50 minutos. Ao final, ele já sai com o certificado de aprovação ou reprovação”, destacou Bonavigo.
Com essa novidade, os moradores de Cotriguaçu passam a contar com mais agilidade e praticidade para obter ou renovar a CNH, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios.
Texto e Reportagem: Nilson Cesar / Prefeitura de Cotriguaçu
Autor: Nilson Cesar/Assessoria de Imprensa