No dia 22 de novembro de 2019, foi realizado plantios de mudas como parte das ações do projeto “I Revitalização de Cursos de Águas Urbano através do FUMDEMA em Cotriguaçu, MT”, executado pela Prefeitura Municipal. A atividade contou com a participação de 70 pessoas, o qual envolveu alunos da E.E Maria da Glória Varga Ochôa. Assim, os professores e alunos puderam compartilhar o trabalho realizado com o tema Meio Ambiente no âmbito do PJEPP (projeto jovens empreendedores primeiros passos) realizado pela escola.
Além do plantio de mudas no trecho a Prefeitura doou mais de 300 mudas que foram trabalhadas com os alunos na Feira de Ciências.
Nesse segundo semestre de 2019 através do Decreto nº 1280 que aprovou o regimento interno do Fundo, a execução do projeto iniciou-se e de acordo com a Lei vigente e o plano de aplicação dos recursos e/ou plano de trabalho (PARR/PAT) proposto pela diretoria executiva do Fundo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.
A configuração e proposta do projeto passaram por processos participativos e vieram de encontro com a finalidade de atuar em prioridades emergenciais e coletiva. A proposta é que as ações iniciais estruturais já realizadas, com as máquinas, com a devida limpeza e retirada de fatores de degradação, sejam mantidas e tenham a colaboração de moradores que fazem divisa com o trecho em revitalização.
A eng, florestal Raquel Pereira, relembrou a trajetória do Fundo que é previsto no Código e Política do Município e comentou que o desafio para a implantação desses projetos consiste na capacidade de mobilização bem como engajamento de toda a sociedade e que projetos de valorização da infraestrutura verde e azul, ou seja, de vegetação e hidrografia na cidade são determinantes para um meio ambiente onde todos são beneficiados. Por outro lado, o Sec. de Meio Ambiente, enfatizou ainda a importância da regularização fundiária urbana que é porta de entrada para a efetivação dos projetos.
De acordo com o Prefeito, verdadeiramente sente-se lisonjeado pela realização do projeto em sua gestão e que tem participado desde quando esteve à frente da Sec. de Meio Ambiente e Agricultura, quando o município abraçou a causa da regularização ambiental que tanto favoreceu o pequeno produtor em Cotriguaçu.
O Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUMDEMA) foi instituído pela Lei Municipal nº 700/2011 alterado pela Lei nº 866/2014 e tem como objetivos o financiamento de planos, programas, projetos, pesquisa e tecnologia que visem ao uso racional e sustentado dos recursos naturais, bem como a implantação de ações voltadas ao controle, à fiscalização, à defesa e à recuperação do meio ambiente em Cotriguaçu.