A Equipe de Vigilância em Saúde nos dias 03 e 04 de abril estiveram no distrito de Nova União. A equipe de vigilância com os Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde realizaram visitas domiciliares com varredura nas residências e locais estratégicos contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. Foram encontrados vários focos de larvas do Aedes Aegypti onde foi realizado orientaçao, eliminação dos focos e bloqueio com nebulização nas residências como também nas ruas e pontos estratégios.
A Vigilância Sanitária realizou inspeção de rotina nas farmácias e também realizou visitas de denúncias de irregularidades como fossas abertas entre outras, onde foi dado prazo para regularizar.
A equipe de vigilância epidemiológica também realizou ação na escola municipal Aparecido Nery da Fonseca e na Estadual André Maggi onde foi realizado palestras, vídeos, identificação de larvas no microscópio e brincadeiras educativa voltada a dengue, zika e chikungunya.
Nesses períodos mais quentes e mais chuvosos, a atenção com os criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya devem ser redobrados. Assim, a Prefeitura de Cotriguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz um alerta à população para evitar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
É importante eliminar os possíveis criadouros do mosquito em nossas casas e quintais. Algumas medidas simples que podemos tomar são:
- Limpar as calhas e remover folhas ou galhos que possam impedir a passagem da água;
- Guardar garrafas vazias ou baldes sempre virados para baixo;
- Lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
- Manter as caixas d'água bem fechadas com tampa adequada;
- Trocar a água dos vasos de plantas uma vez por semana;
- Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas;
- Não deixar acumular água em pneus velhos ou outros recipientes que possam servir de criadouro;
- Manter as lixeiras bem tampadas.
Essas são algumas das ações preventivas que podemos fazer para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Mas não basta apenas cuidarmos da nossa casa. É preciso também conscientizar os nossos vizinhos e amigos sobre a importância desse combate.
Os sinais de alarme da Dengue são:
• dor abdominal intensa e contínua;
• vômito persistente;
• hipotensão postural e/ou lipotímia;
• sangramento de mucosa ou hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena);
• sonolência e/ou irritabilidade;
• diminuição da urina;
• diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia;
• desconforto respiratório.
Se sentir alguns desses sintomas procure a Unidade Basica de Saúde .
Combater a dengue é um dever de todos.
Estamos em alerta
Dengue mata