As Conferências Municipais de Saúde são fundamentais para o bom funcionamento da gestão municipal, pois permitem avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. A conferência acontece a cada quatro anos e é uma das etapas necessárias para a realização da Conferência Nacional de Saúde, que neste ano acontecerá entre os dias 2 e 5 de julho em Brasília.
Em Cotriguaçu, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram a 8ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 2 e 3 de março de 2023, no plenário da Câmara Municipal. O evento contou com representantes dos segmentos sociais e da população em geral, incluindo autoridades, como: Presidente do Conselho Municipal de Saúde - Ítalo José Scolari Cararo; Secretário de Municipal de Saúde - Paulino Alves Carvalho; Prefeito Municipal - Valdivino Mendes dos Santos; Presidente da Câmara Municipal - Vereadora Adriane Mari Loreno Pestana e representante da Promotoria de Justiça da Comarca de Cotriguaçu, Lícia Sara dos Santos Moura.
O evento teve início na noite de 02/março/2023, com a presença das autoridades e população em geral. Foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Cotriguaçu. No dia 03/março/2023, os trabalhos continuaram com a apresentação da Associação Pestalozzi e na sequência foi realizado a palestra proferida por Maria Pinheiro, Apoiadora Regional do Cosems-MT, que abordou o tema central da conferência: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
Oportunamente também foram eleitos as (os) delegadas (os) e seus devidos suplentes que irão representar Cotriguaçu na etapa estadual da Conferência que acontecerá em Cuiabá.