A Secretaria Municipal de Saúde inicia hoje, 08 de novembro de 2022, a campanha contra a Dengue, Zika e Chikungunya.
Os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, não podem parar. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para redobrar os cuidados de eliminação dos focos do inseto.
"No verão a dengue torna-se perigosa porque o calor e a umidade formam o ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti, seu agente transmissor. Com hábitos simples, as pessoas podem proteger a família”, ressalta a secretário de Saúde de Cotriguaçu, Paulino Alves Carvalho.
O mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, por isso, é essencial o envolvimento dos moradores nas ações de prevenção. Desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas, são ações simples que ajudam a eliminar o foco do inseto que também transmite a zika e a chikungunya.
Para combater o mosquito, a Prefeitura disponibiliza agentes de endemias que realizam visitas domiciliares.
Veja o cronograma
PLANALTO 02, PLANALTO 01, JARDIM BOT NICO 02, JARDIM BOT NICO 01, PROGRESSO, COOPERATIVA, VILA NOVA, SETOR INDUSTRIAL, VITÓRIA RÉGIA E CENTRO.
Secretaria de Saúde de Cotriguaçu
Divisão de Vigilância em Saúde
Coordenadora: Elizete Skura
Enfermeiro de vigilância em saúde: Romário Macário