Representantes da FUNAI e membros da Associação Indigena Babaçuzal (abanatsa) - AIABA, em conversa oficial, em busca de parcerias que possam ser traçadas com a Prefeitura Municipal de Cotriguaçu. Dentre as solicitações elencadas: Ponto de apoio em Cotriguaçu; Reabertura das estradas que constam no Plano de Gestão Indígenas; e Educação Escolar.
O Gestor Municipal explicou sobre a presença de um Fundo Indígena que já por mais de 5 anos não foi utilizado embora estivesse sempre disponível referente a saúde e que é específico, e que deverá ser aplicado em breve. Destacou que poderá haver mais assistência de deslocamento de profissionais para acompanhar a saúde indígena. E informou que utilizará o recurso específico existente disponível para eles. A ideia é trazer soluções estruturais possíveis a nível de ações.
O Prefeito explicou referente a natureza do ICMS ecológico. Esclareceu sobre a garantia de recursos do INCRA para a melhoria da ligação da estrada e solicitou o Plano de Gestão de estradas, referentes as vias de acesso, para levar para União e outros com a finalidade de articular programas norteadores. Afirmou sobre visita técnica referente a melhoria da educação indígena.
Raimundo Iamany, membro da associação AIABA, enfatizou não somente o apoio da Prefeitura, mas também da FUNAI junto aos indígenas Rickbakta. E Cavalcante da FUNAI, destacou o importante espaço ocupado pelos indigenas no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu, que abre as portas para a soluções não somente ambientais, mas nas áreas econômica e social da aldeia.