Evento estadual discute “O papel da educação inclusiva, acessível e sustentável na transformação das cidades”
O município de Cotriguaçu está representada no evento pela Secretária de Educação, Miriam Miranda, e pela Assessora Técnica dos Programas Educacionais Federais e Municipais, Joceli Teodoro Cândido de Jesus.
Nos dias 27 e 28 de março de 2025, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT) realiza o 17º Fórum Ordinário no Complexo Turístico Canaã, em Nobres/MT. Reconhecida por suas belezas naturais, Nobres é um importante destino turístico no Brasil e também o município onde Silvio Fidelis, vice-presidente nacional da Undime e presidente da Undime/MT, atua como Dirigente Municipal de Educação.
O evento, iniciado ontem, quinta-feira (27), se encerra hoje, sexta-feira (28), reunindo dirigentes municipais de educação, gestores públicos, especialistas e representantes de diversas entidades. O objetivo é promover discussões em torno do tema central: “O papel da educação inclusiva, acessível e sustentável na transformação das cidades”.
A programação inclui uma série de atividades, como palestras, debates e conferências, conduzidas por profissionais renomados da área educacional. Um dos destaques é a Conferência de Abertura, que aborda a relevância de políticas educacionais voltadas para a redução das desigualdades raciais e sociais. A palestra é ministrada por Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
O Fórum conta ainda com a participação do presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima, e inclui debates sobre temas relevantes, como: educação em tempo integral, busca ativa escolar, governança colaborativa, educação inclusiva no século XXI, novo Plano de Ações Articuladas (PAR), gestão curricular e regime de colaboração entre estados e municípios. Durante o evento, também são realizados atendimentos do FNDE e acontece o processo eleitoral para a escolha da nova diretoria da Undime/MT para o biênio 2025-2027.
O 17º Fórum Ordinário se consolida como um espaço estratégico para troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas educacionais, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva, acessível, sustentável e transformadora.
Fonte: Assessoria
Autor: Nilson Cesar/Assessoria de Imprensa