Cotriguaçu recebeu, entre os dias 4 e 8 de agosto , um ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a convite da Secretaria Municipal de Assistência Social. As atividades fizeram parte de uma ação educativa voltada à conscientização sobre cidadania, inclusão social e combate à violência.
As palestras aconteceram nas escolas da sede do município, nos distritos de Ouro Verde dos Pioneiros(Agrovila) e Nova União, na escola da Linha Gaúcha e na comunidade de Nova Esperança.
A programação contemplou temas como direitos humanos, bullying e cyberbullying, além da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Outro tema em destaque foi o combate ao bullying e cyberbullying , tratado pela palestrante Dulceneia Tavares Corrêa, servidora da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos. A apresentação discutiu os impactos emocionais, sociais e educacionais dessas práticas, com foco em promover empatia, respeito e ambientes seguros tanto nas escolas quanto nas redes sociais.
A programação também contou com a palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrada por Caroline Aparecida de Carvalho, coordenadora de Promoção dos Direitos Humanos da Setasc-MT. A ação teve como objetivo orientar profissionais da educação sobre sinais do autismo e estratégias para um ensino mais acolhedor e inclusivo.
As palestras fazem parte de uma agenda de planejamento para campanhas e formações que buscam fortalecer a rede de proteção social no município e garantir o acesso à informação, respeito às diferenças e equidade no atendimento às populações em situação de vulnerabilidade.
As ações contam ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cras e Conselho Tutelar, especialmente nas atividades realizadas nas escolas das redes municipal e estadual.
Autor: Nilson Cesar/Assessoria de Imprensa