A Administração Municipal de Cotriguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), está se preparando para sediar a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que ocorrerá no dia 26 de junho, terá como tema central "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi escolhido como o local ideal para sediar a conferência, que acontecerá das 7h às 17h. O objetivo principal desse encontro é promover debates sobre os desafios enfrentados e propor novas diretrizes a serem implementadas tanto pelos órgãos governamentais quanto pelos não governamentais, no âmbito das Políticas Públicas de Assistência Social. Será realizada uma análise objetiva e concreta do impacto das medidas recentes na consolidação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social nos municípios.
Claudiane Hillesheim, Secretária Municipal de Assistência Social de Cotriguaçu, ressalta a importância da participação popular durante as conferências. Ela destaca a necessidade de discutir e identificar as ações necessárias para aprimorar o atendimento à população. "Todos estão convidados a participar, por meio desse debate de ideias que encontramos as melhores formas de adequar nosso trabalho às necessidades do nosso público", afirma Claudiane.
Além disso, a conferência contará com a presença de duas palestrantes de renome. Lillian Borges Passarelli, graduada em Serviço Social pela UFMT e com pós-graduação em Gestão de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais, assim como em Gestão Pública pelo IFMT, será uma das palestrantes. Ela também exerce o cargo de coordenadora da Gestão do Trabalho do SUAS no Estado de Mato Grosso. Outra palestrante será Ariane Aparecida Baena, Assistente Social e Coordenadora de Gestão de Benefícios Socioassistenciais/SAAS/SETASC.
A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social em Cotriguaçu promete ser um espaço de diálogo e construção coletiva, com o objetivo de fortalecer o SUAS e aprimorar as políticas de assistência social no município. A participação de todos os segmentos da sociedade é fundamental para garantir uma abordagem abrangente e eficaz nesse importante setor.
A conferência terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O cronograma faz parte da agenda proposta pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que definiu os prazos para a realização das conferências municipais, que devem acontecer de 3 de abril a 15 de julho de 2023, e das conferências estaduais de assistência social e do Distrito Federal, com período definido de 16 de agosto a 16 de outubro de 2023.
Os cinco eixos da Conferência de Assistência Social são:
EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?
EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e
EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.