Nesses períodos mais quentes e mais chuvosos, a atenção com os criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya devem ser redobrados. Assim, a Prefeitura de Cotriguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traz um alerta à população para evitar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
O Aedes Aegypti é um inseto que possui listras brancas no tronco, cabeça e pernas. Ele é originário da África e atualmente está espalhado por todo o mundo, sendo mais numeroso nos países tropicais. Ele é um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas.
O mosquito se alimenta de sangue humano e pode transmitir várias doenças chamadas de arboviroses. As principais são: febre-amarela, dengue, zika e chikungunya. Essas doenças causam sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos. Em alguns casos podem evoluir para formas graves que produzem hemorragias e podem levar à morte.
Para se reproduzir o mosquito precisa de água parada. Por isso ele procura locais que possam acumular água para depositar seus ovos. Esses locais podem ser desde uma simples tampinha de garrafa até pneus velhos ou caixas d'água destampadas. Os ovos podem permanecer adormecidos por até um ano e eclodem assim que houver água suficiente.
Por isso é muito importante eliminar os possíveis criadouros do mosquito em nossas casas e quintais. Algumas medidas simples que podemos tomar são:
- Limpar as calhas e remover folhas ou galhos que possam impedir a passagem da água;
- Guardar garrafas vazias ou baldes sempre virados para baixo;
- Lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
- Manter as caixas d'água bem fechadas com tampa adequada;
- Trocar a água dos vasos de plantas uma vez por semana;
- Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas;
- Não deixar acumular água em pneus velhos ou outros recipientes que possam servir de criadouro;
- Manter as lixeiras bem tampadas.
Essas são algumas das ações preventivas que podemos fazer para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Mas não basta apenas cuidarmos da nossa casa. É preciso também conscientizar os nossos vizinhos e amigos sobre a importância desse combate.
A Prefeitura de Cotriguaçu conta com o apoio da população nessa luta contra o mosquito da dengue. Juntos podemos fazer a diferença!
Vigilância em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Cotriguaçu