Hoje, 07 de agosto é comemorado o Dia da Lei Maria da Penha, que tem como objetivo incentivar e mobilizar as ações em favor da defesa dos direitos da mulher e da luta contra a violência doméstica.
A Lei Maria da Penha alterou o Código Penal Brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no meio doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Os agressores não poderão mais ser punidos com penas alternativas e a legislação aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos. A lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio até a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.
Sancionada em 2006, a lei de número 11.340/06 não contempla apenas os casos de agressão física, mas também as situações de violência psicológica como afastamento dos amigos e familiares, ofensas, destruição de objetos e documentos, difamação e calúnia. Ela é um instrumento muito importante para que a proteção à mulher seja garantida, principalmente dentro de casa.
Hoje, a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, completa 15 anos, é considerada uma das legislações mais avançadas do mundo.
Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras e a Policia Militar, as campanhas de enfrentamento a violência contra as mulheres são extremamente importantes nessa luta. Neste Agosto Lilás, sinal vermelho para a violência contra a mulher.