Começando o ano, com revisão das metas em Cotriguaçu-MT, o Comitê transitório do Pacto PCI local, formalizado pelo Decreto Municipal nº 1289/2019, composto por representantes do governo municipal, associações, sindicatos e instituições de interesse socioambiental que atuam no município, se reuniram hoje (30/01/2020) com objetivo de estruturar a governança local.
Esta em andamento o regimento interno transitório do Pacto entre os 2 municípios. A estrutura definida até o momento transitória local, prevê lideranças por eixo Produzir, Conservar e Incluir (PCI) e que poderá avançar para uma estrutura única, com um responsável local que pode ser membro do comitê, e que será auxiliado pelos líderes dos eixos definidos em Cotriguaçu e Juruena. A eng. Florestal, Raquel Pereira da Silva, explicou que “ a ideia é nos preparar para ter credibilidade local nas propostas de projetos das cadeias produtivas já pré-definidas e que vem de acordo com as pactuações realizadas pelo próprio Estado de MT. Nosso objetivo, é definir um plano claro e objetivo, e que haja o máximo de seguridade de que estamos garantindo alternativas de desenvolvimento sustentável, que inclua, o agricultor familiar, de acordo com as leis vigentes. O nosso papel enquanto membros do comitê é garantir essa estrutura, através dos debates e discussões participativas, transparentes, de consultas prévias nas comunidades, porque é lá que deverá acontecer as transformações positivas que tanto buscamos”, finaliza.
O objetivo da governança do Pacto PCI do Vale do Juruena é demonstrar e replicar os modelos de desenvolvimento de produção do local, que inclua e mantenha a floresta conservada e livre do desmatamento desnecessário de forma a garantir resultados ambientais e necessariamente sociais diretamente na área onde se localizam as comunidades do projeto.
Por fim a técnica local da EMPAER/MT, Marinete da Silva, apresentou os pontos principais do Programa “REM” que se relacionam com o pacto PCI local do Vale do Juruena. A reunião teve a participação de Mathias Almeida da NatCap Soluções Ambientais e Alex S. da Iniciativa para o Comércio Sustentável – (IDH).
https://www.cotriguacu.mt.gov.br/Noticias/Pacto-do-vale-do-juruena-e-assinado-em-cotriguacu---mt/