Nos dias 23 a 26 de abril de 2019, o município de Cotriguaçu recebeu visitas técnicas de consultores da IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável). Essa visita técnica de diagnóstico e prospecção fazem parte das ações para a implementação do Pacto do Vale do Juruena, entre os municípios de Cotriguaçu e Juruena.
Nesta oportunidade, as visitas técnicas ocorreram em pequenas propriedades rurais com plantios de cacau nos 2 municípios, com objetivos que visam as metas da estratégia PCI, no eixo, I – Incluir, envolve aumentar a produção de cacau na região, e como parte do eixo P - Produzir, de recuperar pastagem com baixa produtividade e aumentar a produção da pecuária até 2023.
Participaram nesses dias as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Cotriguaçu, e de Juruena, CEPLAC, e alguns produtores da região.
Os consultores estiveram na Fazenda São Nicolau (Cotriguaçu), onde vislumbraram a possibilidade de arranjos com outras espécies na implementação da cadeia do cacau na região do Vale do Juruena, e houve ainda um dia de campo sobre a pecuária na Fazenda São Marcelo (Juruena).
A ideia do diagnóstico dos consultores a serem elaborados até julho/2019 é gerar o plano de negócio para a cadeia do cacau que irão subsidiar as decisões de investidas futuras nesses municípios, com objetivo de conectar esta cadeia ao mercado sustentável, visto que a região apresenta condições climáticas favoráveis e conforme, um dos consultores destacou, a ideia é trazer os “ olhos do mercado” que hoje se concentram na África para a América, e outro consultor enfatizou que, “na Bahia as maiores produções de cacau estão ocorrendo justamente nas novas áreas, visando um novo modelo conservacionista para a produção”.
Davi Lopes, secretário municipal de Agricultura de Cotriguaçu, mencionou o Pró-café, programa de Estado de MT, e visionou que um “Pró-cacau”, seria muito incentivador para a região. Ivens Domingos, da IDH, que estava junto aos consultores, destacou, também que “a ideia não é vender ilusão”, e observou que existem desafios a serem superados desde que, haja união desses atores locais, conectadas as metas da Estratégia PCI.
O memorando de entendimento foi assinado em maio/2018, entre o município de Cotriguaçu, IDH, e Entidades do Setor Privado.
Dentro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) será criado o comitê transitório do Pacto que servirá de base para a criação do comitê definitivo do PCI Vale do Juruena, que deverá ser uma estrutura específica e independente, com objetivo de gerar governança, transparência, fomento e incentivo para a implementação das ações.