Secretarias / Departamentos
Avaliar Informação

Ao vigésimo  segundo dia do mês de outubro de dois mil e dezenove, às quatorze horas o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), se reuniu  na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde foi realizada a VIII reunião do CMMA  de 2019 com as seguintes  pautas: Resolução 001/CMMA/2019; “ Defesa Vegetal e atuação do INDEA em Cotriguaçu-MT”; “Comitê Transitório do Pacto do Vale do Juruena”. A reunião foi presidida pela eng. Florestal Raquel Pereira, Presidente do CMMA, assessorada por Felipe Alan, Secretário Executivo do CMMA, e registrou-se a presença dos seguintes conselheiros que constam assinados no livro de presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Partindo para a pauta da “Resolução 001/CMMA/2019”, onde foram apresentados as alterações que reajustam alguns artigos do regimento interno do FUMDEMA aprovado pelo Decreto nº 1280/2019, considerando a Lei vigente de nº 866/2014 do fundo, e sendo aprovada pelos conselheiros presentes. A secretaria de meio ambiente informou ainda sobre o início das atividades propostas na área de APP pública urbana, onde o trabalho foi iniciado, bem como da contratação de duas pessoas para atuarem no trecho considerado pelo projeto da “I revitalização de cursos de água urbano através do FUMDEMA em Cotriguaçu”, em conformidade com PAR/PAT (plano de aplicação /plano anual de trabalho) aprovado. Ainda foi informado da nomeação do novo gerente do Parque Estadual Igarapés do Juruena, sendo ele Sr. Dalmo Roberto Porcher. Referente a pauta “ Defesa Vegetal e atuação do INDEA em Cotriguaçu-MT”, o Engenheiro Agrônomo Vital Santana,  apresentou  os programas desenvolvidos pelo INDEA/MT, e atuação na região o qual é responsável, tratando com os Conselheiros  especificamente sobre o tema “Agrotóxicos: o que saber?”. Dentre as orientações desde a compra, com receituário agronômico e exigir a nota fiscal e certificando-se de que o revendedor informou o local onde as embalagens vazias devem ser devolvidas, neste aspecto comentou referente a possibilidade de coleta itinerante onde deve ser longe de APP, segundo a SEMA/MT. Falou sobre a tabela de toxidade, informada no rótulo, da importância do uso de EPIs na hora da aplicação.   E por fim referente a pauta:   “Comitê Transitório do Pacto do Vale do Juruena”, onde Sr. Mathias Almeida e Alexandre Correia da empresa Natcap Soluções Ambientais, contratados pela IDH (Inciativa para o comércio sustentável), falaram sobre o projeto de bezerros e workshop “Produção Sustentável de Bezerros do Vale do Juruena” a ser realizado em Nova União e Cotriguaçu em 23/10/19, organizados  pela  (IDH, Carrefour, Fazenda São Marcelo, e Sindicatos Rurais de Cotriguaçu e Juruena, com apoio das duas Prefeituras), objetivando divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido com pecuaristas de Cotriguaçu e Juruena, bem como para incentivar o engajamento de outros produtores da região, podendo ser inclusive de assentamento rural. Destacaram a importância da governança local, bem como da sua estruturação para que seja atuante e com credibilidade. O próximo passo é, a apresentação e validação de regimento interno do pacto. Afirmaram sobre a contratação de dois técnicos para Cotriguaçu e um para Juruena. Apresentaram a disponibilidade do sistema “PAM” para a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, sistema iniciado pelo projeto da TNC em Cotriguaçu. Por fim renovaram referente a importância da efetivação da Cooperativa para que os recursos cheguem de fato ao município. Nada mais a ser relatado, encerrou-se a reunião às dezessete horas e trinta minutos, e eu, Felipe, lavrei está ata que será assinada por todos os conselheiros presentes.

Felipe Alan Valiguzski___________________________________;

Raquel Pereira da Silva__________________________________;

rep. Secretaria Municipal de Meio Ambiente

David Lima Lopes______________________________________:

Helen Corradi Gumiero Teza______________________________;

rep. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura

Vital Santana de Oliveira (INDEA)__________________________;

Gésica Vargas _________________________________________;

rep. Instituto Centro de Vida – ICV

Alan Bernardes da Silveira ________________________________;

Rep. da ONF (Escritório Nacional das Florestas)

Denise Schütz Freitas__________________________________;

rep. do Sindicato dos Profissionais da Educação – (SINTEP/SUBSEDE Cotriguaçu);

Demais participantes: Narciso Kaefer, Pres. da Rádio Comunitária de Cotriguaçu________________________________;

Mathias Almeida (Natcap Soluções Ambientais) __________________;

Alexandre Correia (Natcap Soluções Ambientais) _________________.

06/09/2023
Conselho Municipal de Meio Ambiente