No primeiro trimestre de 2018, os técnicos do PSNR/Cotriguaçu com representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, representante da Promotoria de Justiça de Cotriguaçu e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com objetivo de analisar áreas de preservação permanentes de domínio público que estão/serão recuperadas no âmbito do PSNR//Cotriguaçu.
Na ocasião, foram visitadas uma APPDs em concessão, e que encontra-se com medida de acordo de transação penal para a recuperação, “motocross”; também APPD próxima da escola Benicio Trettel da Silva; na quadra 18, próxima as casas populares; e do lado da av. Brasil (APP da área com açaí). Na sequência também foram visitadas a APPDs próxima ao Cartório do 1º oficio, onde está havendo uma parceria entre os PSNR e o Projeto Reflorestamento Afirmativo, sob a execução da Promotoria de Justiça de Cotriguaçu e parceiros para a recuperação ambiental.
As discussões levantadas apontaram para a necessidade imediata de intervenções nessas áreas de preservação permanente em degradação, como uma prevenção à ocupações urbanas ilegais/irregulares. Constata-se ainda que a não ocupação e/ou abandono gera transtornos ainda maiores, visto que, ocorre assoreamento dos córregos, e transforma-se em áreas “feias” dentro da cidade, e representando muitas vezes perigo a população, por outro lado, a conservação e manutenção se faz necessário, mas exige que se tenha programas de educação ambiental municipal para que a população não transforme essas áreas em verdadeiros depósitos de lixos.
Por outro lado, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu e a viabilização da parceria com o Projeto Reflorestamento Afirmativo, que disponibiliza cumpridores de transação penal, como fonte de mão-de-obra, que inicialmente, a recuperação dos próximos primeiros anos.
Mutirões de reflorestamento na APPD do lado da av. Brasil (APP da área com açaí) foram realizados através Projeto Reflorestamento Afirmativo, com objetivo restaurar a área e conciliar ações de educação ambiental, que serão discutidas dentro do CMMA.
A recuperação prevista, conforme levantamento da equipe técnica do PSNR/Cotriguaçu, componente II, é de 6,55 hectares no total, sendo: (APPD Açai - 1,45 hectares; próximo da Bicicletaria - 2,75 hectares; Próxima da Escola Benício Trettel da Silva - 0,88 hectares e Cartório do 1º ofício - 1,47 hectares). Essas recuperações em andamento representam grande avanço, a medida em que é visível a transformação benéfica dessas áreas para a comunidade de Cotriguaçu.